sábado, 28 de agosto de 2010

Sonhos Lúcidos

1. Bem vindo a este guia sobre sonhos lucidos.
Neste site vais perceber porque é que milhões de pessoas desejam alcançar a lucidez.
Vais também aprender a alcançá-la e o que podes fazer uma vez lucido.

2. Estar lúcido num sonho, significa que estás consciente de que estás a sonhar.
É um estado de espírito fantástico.
A tua mente está acordada enquanto que o teu corpo está a dormir.
3. Num sonho lúcido podes atravessar paredes, voar, fazer sexo com a Pamela Anderson, conheceres-te melhor e melhorares a tua vida real.
Na verdade, a única coisa que te pode limitar és tu mesmo.
4. Para alcançar a lucidez deves manter um diário com os teus sonhos.
Isto vai fazer com que tu te aprecebas cada vez melhor das diferenças entre o mundo real e o teu mundo onírico.

Há principalmente 3 métodos para se obter um sonho lúcido.

a. Testa a realidade, isto ajuda-te não só a obter como a manter a lucidez.
Para testar a realidade podes começar a tentar atravessar um dedo pela parede ou pela mão. Olhar bem para o espelho, ver as horas duas vezes, etc..
Teoricamente, se tu fizeres isto durante o dia, vais fazê-lo também durante o sono e então vais perceber que estás a sonhar!
b. Quando te enfiares na cama, repete para ti mesmo "Eu vou perceber que estou a sonhar.".
Repete também afirmações como "Da próxima vez que eu penser em .... vou perceber que estou num sonho".
c. Tenta entrar consciente no sonho.
Põe-te à vontade na cama ou numa cadeira, relaxa, e vai observando calmamente as imagens que surgem por detrás das tuas palpebras.

Para aumentar a eficácia podes por o despertador a tocar 2 horas mais cedo, para estares mais sonolento. Ou então tentar fazê-lo durante uma sesta a seguir ao almoço.

5. Uma vez alcançada a lucidez, esta pode começar rapidamente a desvanecer(já me aconteceu).
Para prolongar a experiência, podes esfregar as mãos uma na outra, concentrar-te na tua realidade interior, fazer testes à realidade(acima referidos)...
Podes também pedir ao teu inconsciente para te aumentar a lucider. Por exemplo, gritando "Dá-me mais lucidez!"
6. Ao contrário do que muita gente possa pensar, os sonhos lucidos foram já provados cientificamente, e o sonho lucido não interfere nos processos naturais do sono. Isto significa que é possível passar uma noite inteira lucido e acordar fresquinho como se nada se tivesse passado. Mas não há nada como ver para crer.
Há também Viagens Astrais, Sonhos Partilhados, e outras experiencias fascinantes que podem ser experimentadas.

7. Este documento visa espalhar a palavra do "Sonho Lúcido" e da exploração interior, no máximo de linguas possível.
Se poderes ajudar, fá-lo por favor. Este documento é de livre distribuição e traducção e foi feito mesmo com esse objectivo.
Agradecemos a ajuda dos membros da www.ld4all.com da www.dreamviews.com e da www.lucidcrossroads.co.uk que providenciou as imagens.

domingo, 15 de agosto de 2010

Tsunami solar dispara jato de plasma rumo à Terra

Depois de um longo período de dormência, o Sol pode estar acordando.

Na madrugada de domingo (01/08), todo o lado do Sol virado para a Terra experimentou um tumulto de atividades em cadeia, criando uma erupção solar de classe C3 – um autêntico tsunami solar.

O jato de plasma deverá chegar na Terra na manhã desta quarta-feira, dia 04 de Agosto.

Ejeção de massa coronal

O fenômeno gerou múltiplos filamentos magnéticos, que se elevaram da superfície estelar, uma agitação em grande escala da corona solar, explosões de ondas de rádio e uma ejeção de massa coronal.

Esta erupção solar em larga escala – catalogada pelos cientistas como Mancha Solar 1092 – ejetou toneladas de plasma (átomos ionizados) para o espaço interplanetário.

E esse plasma está dirigido diretamente no rumo da Terra, onde deverá chegar criando um show espetacular de luzes na forma de auroras boreais e austrais.

Infelizmente não é só isso. Os efeitos poderão ser sentidos também pelos sistemas de comunicação, principalmente via satélite, e até mesmo pelas redes de distribuição de energia.

Tsunami solar

Observar o Sol entrar em erupção numa escala global entusiasmou a comunidade internacional de físicos, que agora dispõem também do observatório solar SDO (Solar Dynamics Observatory), da NASA.

Os cientistas acreditam ter dados suficientes para tentar decifrar a complexa sequência de eventos, detectando sobretudo os eventos primários que deram origem à tsunami solar.


A mancha solar foi tão grande que pôde ser vista sem o auxílio de um telescópio solar. Oleg Toumilovitch, na África do Sul, fotografou o evento com uma câmera digital comum.

Quando uma erupção desse tipo, chamada de ejecção de massa coronal, chega à Terra, ela interage com o campo magnético do nosso planeta, potencialmente criando uma tempestade geomagnética.

As partículas solares guiam-se pelas linhas desse campo, dirigindo-se para os pólos da Terra, onde colidem com átomos de nitrogênio e oxigênio na atmosfera, que em seguida brilham na forma de luzes dançantes, as auroras.

As auroras são visíveis normalmente apenas em altas latitudes, embora, durante uma tempestade geomagnética, as auroras possam também iluminar o céu nas latitudes mais baixas.

Ciclos do Sol

O Sol tem um ciclo regular de atividade que dura em média cerca de 11 anos.

O último máximo solar ocorreu em 2001, o que tornou seu mínimo mais recente particularmente duradouro e com atividade abaixo da média mesmo para esses mínimos.

Esta erupção em larga escala é um dos primeiros sinais de que o Sol pode estar acordando e caminhando para um outro máximo.